terça-feira, 18 de outubro de 2011

Os Códigos de Ética

Ao advogado cabe defender (ou acusar); ao médico, salvar; ao jornalista, informar; ao publicitário, divulgar; ao professor, ensinar.Cada profissional tem sua função e cada profissão tem um código de ética vigente. Respeitar suas diretrizes é dever de cada um, tanto para que as atividades ocorram normalmente, quanto para respeitar terceiros que possam estar envolvidos.
Segundo referência do livro Ética Profissional, de Antonio Lopes de Sá, tais códigos surgiram da necessidade de existir uma ordem que elimine conflitos e principalmente evite que se macule o bom nome e o conceito social de uma categoria.

Para que seja elaborado um código de ética o primeiro passo a ser dado é traçar sua base filosófica. Esta, por sua vez, é essencial para que se forme a estrutura. A partir deste momento, preocupa-se com os detalhes.Para que exista um código condizente com as necessidades de cada área é preciso pensar em detalhes como: a profissão a ser desempenhada, o nível de conhecimentos exigidos, o ambiente em que é executada etc.
Dessa forma, desenvolve-se debates que precisam contar com a intervenção de todos para que se chegue a um consenso de algo que seja realmente abrangente. Deveres e obrigações do indivíduo perante o exercício profissional devem ser levados à mesa.

É assim, diante de atitudes sensatas, que visam o bem estar de um todo que foram elaborados os códigos de ética de cada profissão.



Escrito por Nicole Leal às 19:58 | 0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário