quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Precisamos da ética

O caminhão tomba na pista. Mesmo que a carga tenha seguro, que o caminhão tenha seguro, a dor de cabeça será grande. Atraso na entrega ao destinatário, congestionamento no transito, atendimento hospitalar ao caminhoneiro e seu ajudante, boletim de ocorrencia, e por ai vai. Muita dor de cabeça, não é nada para se comemorar, mas o que acontece? De cada 10 que param, talvez 1 seja pra ajudar, o resto é pra roubar a carga.

É sempre assim, uma realidade mais dos países de baixo nível cultural, uma realidade do Brasil. Alguns desse forum com certeza são do tipo que não perdem a chance de levar vantagem em cima do erro alheio.

Alguns diriam que comércio é isso, mas não é. Pode ser. Pode até ser nos casos onde a ética não vale nada. Você ganha fazendo o outro perder. Existe esse tipo de comércio, esse tipo de "negócio", mas isso é errado.

A menina do caixa se engana e lhe dá mais troco, as vezes até mais dinheiro do que o que você lhe deu, e você embolsa! Meu caro, isso é errado, é muito errado.

A loja anuncia um preço errado no site (sim, estou pegando o gancho de outro tópico fechado) e você corre comprar rapidinho, até avisa pros seus amigos pra que eles comprem também. Meu Deus... isso é errado, é rídiculo.

Todo os dias temos a chance de lograr os outros, de enganar alguém, de compactuar com o crime, com o erro, com a falta de ética.

O cara se acha no direito de comprar produto pirateado. Não digo o cara que precisa, mas não tem dinheiro suficiente, como é o caso de softwares muito caros que alguém precisa pra exercer sua profissão ou seus estudos. O cara acha que está na vantagem sendo desonesto. É bonito, afinal, porque não, se a coisa está ali à mão?

A coisa vai por ai afora. Desde furto simples ou qualificado, passando por estelionato, e mais um monte de outros crimes e contravenções, muita gente vai praticando pequenos delitos, pequenas ofensas, pequenos errinhos que vão se somando e moldando nossa cultura errada.

Todo mundo rouba. Nem todo mundo, mas muita gente rouba.

É o pastor vendendo terreno no céu. É o médico receitando remédio em fase de teste porque ganha comissão do laboratório.

É fábrica de cerveja vendendo mulher pelada, é mulher pelada vendendo cerveja.

Se tenta enganar no marketing, se tenta enganar nos postos de combustíveis, se tenta enganar nos serviços de telefonia... fixa e celular.

Inventam coisas que não precisamos e juram que isso é importante. Escravizamos uns aos outros. Eu roubo você, você me rouba e assim fica tudo certo.

É o governo roubando as empresas, as empresas roubando os empregados, os empregados roubando as empresas, as empresas roubando o governo.


Quem rouba mais chora menos. É a lei, é a Lei com L maísculo.

Lei de Gerson, lei do Lula, lei do brasileiro, lei do miserável, lei do rico.

O sócio faz esquema com o fornecedor pra roubar o próprio sócio. Os melhores empregados usam da estrutura da empresa pra criar sua base antes de sair pra abrir concorrência.

A filha usa o dinheiro que era pra pagar a faculdade pra gastar na balada, e os pais nem sabem que ela já abandonou a escola há quase um ano.

O moleque mente pra poder comer a menina. A menina mente pra poder segurar o menino.

As crianças mentem pros pais, os pais mentem pras crianças.

Afinal... que mundo é esse que criamos?

Macacos não mentem para serpentes que não mentem para cavalos. A natureza não mente.

Ou mente?

Será que nossas mentiras nasceram dos nossos medos, das nossas necessidades ou é simplesmente sem-vergonhice pura e simples?

Podemos facilmente passar a culpa para os nossos genes, ou devemos assumir a responsabilidade?

Até quando seremos hipócritas, mentirosos, anti-éticos?


Porque a questão não é seguir os impulsos mais primários. Para não roubar a carga do caminhão, para não ficar com o troco, precisamos antes de tudo ter ÉTICA, e isso se aprende, se assimila, se adquire.

Não se nasce ético. Nascemos egoistas, somos egoistas, e vamos todos morrer assim.

Mas precisamos aprender que nossa sociedade depende da ética para funcionar, e a ética começa em nós mesmos, a todo instante, em cada ação.

Seja ético. Não roube, não queira tirar vantagem sobre a fragilidade alheia. Ajuda o próximo, ajude sua permanência nesse planeta, sua e das gerações vindouras, praticando a ética.

Seja ético, não seja burro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário